quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

"ALFABETIZAÇÃO"

            Lendo o texto sobre alfabetização, me fez repensar e obter uma melhor compreensão sobre o assunto. 

               Meus alunos do Maternal 2A (3 a 4 anos), na Educação Infantil, iniciam a alfabetização através da "leitura com imagem", leem no texto e no desenho, sem discriminar um ou outro. 

               Como diz Emília Ferreiro, "um dos elementos didáticos mais importantes na Educação Infantil são as bibliotecas de sala de aula". Concordo plenamente com ela e trabalho muito com minhas crianças na biblioteca da sala. Fiz em minha sala um "Cantinho da Leitura", junto a Biblioteca e cada um tinha sua almofada para sentar e realizar sua leitura. 

              A partir do momento em que chegam ao Ensino Fundamental, gradualmente, passarão a adquirir conhecimento do sistema alfabético de escrita, ou seja, o processo pelo qual a criança se torna capaz de ler, compreender o texto e se expressar por escrito. A criança necessita entender que  lendo obtém informações que não tinha antes de ler.




Podemos observar na criança o entusiasmo de poder "ler" através da imagem!!

A concentração e o esforço de dar o seu "melhor" ao realizar a atividade!!

O livro que é um elemento didático importante  na alfabetização!!


sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

'INFÂNCIA NA MÍDIA"

           A partir da atividade sobre a infância na mídia, pude perceber que como professoras vivenciamos todos os dias em nosso cotidiano a demonstração da grande influência da mídia sobre o comportamento das crianças;
           As crianças assistem às propagandas nos diversos meios de comunicação como televisão, internet, outdoor e outros  e através destes meios encantam-se com o grande número de produtos anunciados e querem ter, o que vêm, pois é a moda, a sensação do momento, os amigos ganharam e acaba que os pais pressionados e para suprirem a ausência dos mesmos na vida de seus filhos, pois envolvidos, muitas vezes com seus trabalhos e estudos, acabam tendo que deixá-los na escola por um longo período do dia, Ex. (das 7 hs as 19hs.; Sentem-se culpados por esta ausência e acabam cedendo aos pedidos dos pequenos.
            Nos deparamos com crianças, principalmente as meninas, a cada dia que passa, usando precocemente roupas e calçados sensuais (mini-saias, saltos altos e finos) e maquiando-se como adultas e desta forma correm o risco de sofrerem "adultilização na infância" e isto é algo sério, pois cada fase da vida tem que ser vivida intensamente, sem pular etapas; para que lá na frente não tenhamos adolescentes com problemas e adultos frustrados.


A tecnologia está presente desde muito cedo na vida dos nossos pequenos. Cabe a nós orientá-los para que a use de forma positiva e não em prejuízo de si mesmos.

A mídia influência diretamente sobre as atitudes e escolhas de nossas crianças. É necessária a atenção e supervisão de nós, adultos, para que não venham mais tarde apresentar problemas decorrentes de  sua infância.



sexta-feira, 27 de novembro de 2015

"O BRINCAR"

                                                         "O BRINCAR"


Brincar é fundamental para as crianças na infância!
Brincando elas descobrem o mundo, se comunicam e se inserem na sociedade.
Nas escolas de educação infantil existe a necessidade da professora nas brincadeiras com as crianças, portanto é importante esta integração.

O adulto não pode ser criança, porém deve manter viva a essência de uma criança dentro de si...e ao seu redor.....

Eu sou uma eterna criança.....
Eu e a profe Michele brincando com a galera na pracinha!!!


....e as eternas crianças brincando no balanço!!!!

Este "trenzinho" no escorrega estava muito legal....momentos únicos com nossos alunos do M2A e J1A.
 

terça-feira, 24 de novembro de 2015

"O FAZ DE CONTA"

A infância possui uma característica forte que é marcada pelo brincar e a brincadeira do faz de conta, onde a criança pode reviver situações que lhe causam algum desequilíbrio emocional, possibilitando a compreensão da situação que está vivendo e a reorganização de suas estruturas mentais. O faz de conta também permite que a criança utilize seu mundo imaginário para compreender o mundo real em que está inserida.

Neste ano após a reforma da sala do Maternal 2 que é a minha turma, recebemos na escola a visita da Secretária da Educação, a Assessora da SMEE e o Prefeito Municipal. Quando entraram na sala eu estava com algumas crianças confeccionando  brinquedos com sucatas e materiais recicláveis, enquanto outras crianças brincavam no espaço da cozinha da casinha montada na sala. A Secretária percebeu que as crianças brincavam na cozinha e perguntou as crianças "-Tem um cafezinho para o Prefeito Gilmar?" Prontamente uma das crianças respondeu "-Tem sim!" e pegou um pratinho colocou a xícara em cima e "fez de conta" que serviu o café na xícara e entregou ao Prefeito. Foi muito gratificante ver a reação expontânea das crianças ao atenderem a solicitação do cafezinho.

Muito bom presenciar em nosso cotidiano o que aprendemos em nossos encontros.

O faz de conta é um método que impulsiona a criança ao imaginário!!!!!

terça-feira, 10 de novembro de 2015

A INFÂNCIA

Neste encontro relembramos a infância que vivemos, (brincadeiras com corda, bolitas de gude, taco, carrinho de lomba, casinha na árvore, jogo de futebol no meio da rua, programas de TV como Vila Sésamo  e outros), foi muito legal, voltarmos ao "túnel do tempo" e compartilharmos nossas infâncias, chegou a ser emocionante.

Percebemos que nos dias de hoje muitas coisas mudaram. A infância transformou-se, hoje as brincadeiras de roda, de corda e outras foram "esquecidas". As famílias se modificaram, pais que trabalham muitas horas longe de casa e por isto não conseguem deixar as crianças terem contato com a rua, parques e  praças, pois a violência é gritante e preocupante em nossos dias e que foram substituídos pelas "babás eletrônicas", como os celulares, tv's, computadores e jogos eletrônicos.

Procuro sempre propiciar as crianças o lúdico, instigando-as a descobrir, desafiando sua imaginação, a inventar e criar em seu mundo imaginário!



Todas estas brincadeiras fizeram parte da minha infância e fui muito feliz!!  



Esta brincadeira de pula corda maravilhosa e sadia, temos que resgatar com nossas crianças!!!!





sábado, 26 de setembro de 2015

ESCOLARIZAÇÃO

Nossa primeira aula de "História da Educação - Escolarização, Espaço e Tempo na Perspectiva Histórica", nos arremeteu aos primórdios da educação no Brasil.
Recapitulamos o que vimos sobre a história no 1º Período da Colonização, 
no 2º Período da Proclamação da República e no 3º Período da Abertura Democrática.
Foi abordado o assunto sobre a memória e o esquecimento.
Nossa história começa a ser armazenada em nossa memória desde o nascimento.
Esta primeira aula foi muito interessante e proveitosa!






quarta-feira, 23 de setembro de 2015

O Tempo

Entendo que cada minuto é precioso.
Podemos utilizá-lo de forma que possa ser muito bem aproveitado.
Mas precisamos organizar, pensar e priorizar as tarefas, que não são poucas....
O novo nos assusta, é difícil conciliar, nossa mente tem que estar organizada....
A tabela do tempo tem que ser revista para melhor organizar a vida e poder estudar, estudar e estudar....







Seminário Integrador II




domingo, 13 de setembro de 2015

INÍCIO DAS AULAS

Muita expectativa nesta chegada ao pólo da UFRGS de Imbé, a viagem de Esteio até lá, a ansiedade. O novo sempre nos assusta, mas  a vontade de estar lá e conhecer colegas novas.
Confesso que quando o professor Credine começou a falar e também a professora Rosana foi dando um frio na barriga. Mas fomos muito bem recepcionadas e  acolhidas, e tenho certeza que nossos encontros serão muito produtivos. Espero enriquecer  meus conhecimentos, aprendendo, trocando idéias para poder a cada dia desenvolver melhor o meu trabalho. 
A primeira aula de Psicologia, com a professora Tania foi muito boa, um momento de expressarmos as preocupaçoes e angústias. A cada dia torna-se um desafio,  maior, para nós professores realizarmos nossa tarefa de educar, mas tudo que é feito com amor e dedicação nos traz recompensa.