sexta-feira, 25 de novembro de 2016

"FESTA DAS CULTURAS"

               No dia 19 de novembro em minha escola foi realizada a "Festa das Culturas".
              Nesta festa foi feita uma exposição dos trabalhos que cada turma realizou com a participação dos pais, sobre diversos países.
                Cada professora organizou os trabalhos, que foram expostas as pesquisas sobre a cultura, a bandeira, as vestimentas, a culinária e as curiosidades de cada país pesquisado.
               Foram organizadas também uma apresentação por cada turma que representasse o país pesquisado.
               A minha turma do Maternal 2A pesquisou sobre Portugal e apresentou a música "Lá em cima está o tiro liro liro"(XSPB11) e deram um show!!!!!


          Eu com  a professora do Projeto Diversidade e as minhas auxiliares Bruna e Lisi, na festa das culturas.




                                   As professoras e funcionárias ,todas usando turbantes!!!!




                                           A comunidade escolar prestigiando as apresentações das crianças!!!!

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA


           
               No dia 20 de novembro é comemorado "O Dia da Consciência Negra". Trabalhei com os meus alunos um livro chamado "Dandara e a Princesa Perdida". Cada turma deveria eleger uma personalidade negra para ser homenageada e na minha turma a escolhida foi a Maria Vitória. Confeccionamos um mural, contando um pouco da história da Maria Vitória.

               A Maria Vitória é aluna da EMEI Pedacinho do Céu desde que nasceu. Chegou para o B1 tinha 4 meses, chorava muito e hoje já com 4 anos tornou-se uma menina muito querida por todos, meiga e carinhosa.


A Maria Vitória com a história e a Princesa Dandara, personagem da história que confeccionamos!!



   Mural que conta um pouquinho da história da Maria Vitória!!!!


                     A alegria de estar com os amigos e a profe!!!



sexta-feira, 18 de novembro de 2016

DIA NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO

               No dia 14 de novembro é comemorado o Dia Nacional da Alfabetização, data esta que foi instituída em 1966. A data é de grande importância para a discussão de um grave problema nacional: o analfabetismo. A alfabetização é um assunto que me motiva.

                              "Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história."

               A frase lida acima foi dita por por Bill Gates, fundador da maior e mais conhecida empresa de software do mundo, a MicrosoftEm tempos de grandes avanços tecnológicos, infelizmente o prazer de reservar alguns minutos para a leitura de um livro, seja ele físico ou virtual, tem sido cada vez mais raro entre leitores de várias faixas etárias. Até mesmo Gates, magnata da informática, reconhece a importância do ato de ler para a formação intelectual e moral do indivíduo.
            Em 1966, o dia 14 de novembro foi escolhido pelo Governo Federal como o Dia Nacional da Alfabetização, data que relembra a criação dos antigos Ministérios da Educação e da Saúde Pública. Felizmente, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, o analfabetismo vem diminuindo consideravelmente nos últimos quinze anos, embora muito ainda precise ser feito para que esse problema seja completamente erradicado. De acordo com a pesquisa realizada pelo Instituto, 13 milhões de brasileiros ainda não conseguem ler ou escrever, número que preocupa e indica a urgente necessidade de melhorias no ensino público do país.

               " Ler é sonhar pela mão de outrem. Ler mal e por alto é libertarmo-nos da mão que nos conduz. A superficialidade na erudição é o melhor modo de ler bem e ser profundo."
                                                                                                Fernando Pessoa
               Na escola temos acesso às técnicas de leitura, aprendemos a decifrar o código, que é a língua portuguesa, mas nem sempre aprendemos a entender aquilo que lemos. A esse fenômeno deu-se o nome de analfabetismo funcional, isto é, o indivíduo, embora domine a técnica, não consegue compreender textos de diversos gêneros textuais, até mesmo os mais simples e mais acessados no cotidiano, como bulas de remédios, manuais de instruções e placas de rua ou ônibus. Sem a compreensão na leitura, não há desenvolvimento intelectual satisfatório, já que esse é um fator que limita a apreensão e assimilação de informações de maneira adequada.

             "Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não leem."
                                                                                                         Mario Quintana

             Embora a importância social da leitura seja reconhecida por 80% da população brasileira, quase 50% das pessoas declaram não ler livros, pois apresentam graves dificuldades de compreensão. Os dados foram colhidos pela pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, do Instituto Pró-Livro, confirmando que o analfabetismo funcional precisa ser tratado com maior seriedade. As mudanças devem ter início na escola, e é imprescindível o comprometimento de toda a comunidade escolar para a erradicação do problema.

"Sempre imaginei que o paraíso fosse uma espécie de livraria."

Jorge Luís Borges

               Não basta alfabetizar, é preciso letrar o indivíduo para que ele possa interpretar os textos lidos, bem como desenvolver sua criticidade e autonomia. Para isso, é fundamental que o processo de letramento vá além do ambiente escolar, e para tanto é indispensável o comprometimento de pais e mestres. A data, embora simbólica, faz-nos relembrar a importância da alfabetização e do letramento para a formação intelectual do indivíduo, sendo também essencial para que o assunto seja constantemente discutido, visando a soluções eficientes que combatam o analfabetismo. Comemore o 14 de novembro — Dia Nacional da Alfabetização — na companhia de um livro! Boa leitura!

PEREZ, Luana Castro Alves. "14 de novembro – Dia Nacional da Alfabetização"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/14-novembro-dia-nacional-alfabetizacao.htm>. Acesso em 11 de fevereiro de 2017.


terça-feira, 15 de novembro de 2016

A FAMÍLIA NA ESCOLA


             Na escola onde eu trabalho, a comunidade escolar costuma ser muito participativa! 


            Quando são realizadas atividades como "Festa da Família", "Festa Julina", "Festa das Culturas", "Despedida dos Jardins" e "Festa de Encerramento do Ano Letivo". Nestes eventos  a comunidade escolar participa em um número bastante significativo, normalmente.

             Nestes eventos, em que a família participa, pude perceber, que é muito importante para as crianças. Eles sentem-se orgulhosos em poder estar com seus pais e/ou responsáveis, dividindo com eles o espaço onde passam o dia, apresentam os coleguinhas, mostram os trabalhos que são feitos coletivamente na escola. Quando os pais são separados e ambos acompanham a criança ao evento da escola, nesta situação, é mais notória ainda a alegria e satisfação dos pequenos em ter a sua "família" junto ao ambiente escolar.

               Procuro, sempre, na pauta da primeira reunião do ano letivo, deixar claro às famílias, da importância da participação deles na convivência de seus filhos na escola. Mantenho um contato próximo às famílias, através da agenda escolar e nos momentos de entrada e saída dos alunos, consigo, com isto, manter uma boa parceria com as mesmas.

FESTA DAS CULTURAS- Apresentação das crianças!!

As famílias prestigiando a despedida de seus filhos da escola!!


Organizando as crianças para apresentação às famílias!!!

Festa da Família - As famílias participam das oficinas c/seus filhos!

Festa Julina! Apresentação de uma quadrilha pelos jardins!!