segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

MATEMÁTICA ATRAVÉS DO LÚDICO


                 Como eu trabalho na Educação Infantil, com uma turma de Maternal 2, costumo trabalhar com os alunos através da quantidade
                 No momento da roda de conversa cumprimentamos os colegas e logo após fizemos a chamada e neste momento, todos juntos fazem a contagem de quantos meninos e quantas meninas estão na  aula naquele dia e contam ainda aqueles que faltaram. Costumamos também marcar no calendário o dia da semana que estamos. As crianças sabem que após (02) dois dias (sábado e domingo), em casa, é o dia de levar o brinquedo de casa, pois conforme combinado em reunião com as famílias, na segunda-feira é "O Dia do Brinquedo".
                Através do lúdico e da rotina da turma eles vão aprendendo matemática.







quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

SOBRE EXPERIMENTO

               Foi possível observar que as crianças desde muito pequenas conseguem, com uma incrível naturalidade, participar de experiências e percebem facilmente as transformações e mudanças que ocorrem de forma simples, mas que para eles é algo diferente do que estão habituados no seu dia a dia.
               
         Pretendo, no próximo ano letivo, instigar meus pequenos e poder oferecer à eles oportunidades de participarem de experiências variadas e que possam enriquecer o aprendizado deles.

              A criança necessita ter "conhecimento do mundo", ou seja, elaborar idéias do mundo que a cerca:natureza e cultura. Aprender a ler o mundo  desenvolvendo a capacidade de observar regularidades e permanências, formular noções de tempo e espaço e perceber transformações, bem como suas causas e consequências.





“Não podemos esquecer que são nos pequenos
gestos do cotidiano que se traçam as bases do
desenvolvimento futuro.” (Silvia Nabinger,2010)

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

PPP

             



          Após ler o PPP da minha escola, fiquei sim, mais interada sobre a história da instituição e de que forma ela é organizada.
           O PPP da escola foi reformulado em 2016, mas ainda não foi aprovado pelo Conselho Municipal. A sua reformulação contou com a participação e contribuição das funcionárias e pais(comunidade escolar).
            Sei que em muitas instituições de ensino, na maioria das vezes as professoras e funcionárias não tomam conhecimento do PPP e o documento acaba, realmente não sendo utilizado, na prática, como deveria ser.
        Na minha escola, porém, sempre, desde o meu ingresso à ela tomei conhecimento do PPP e pude estar por dentro de seu conteúdo.
            Acredito que de um todo, claro, que nada é perfeito, mas tem muitos pontos positivos, mas existem pontos a serem melhorados e espero que com esta última reformulação possam estar contemplados os pontos  a serem trocados e/ou reformulados.