domingo, 13 de maio de 2018

"SEMANA LITERÁRIA"


                Na cidade de Esteio, estará sendo realizada a 21ª Feira do Livro de Esteio, evento este que mobiliza todas as escolas da rede municipal, bem como as da rede privada.

                No CMEB Flores da Cunha, a Semana Literária recebeu o autor presente ANTÔNIO SCHIMENECK, o qual autografou seu livro e visitou a exposição dos trabalhos realizados pelas crianças através da leitura de seu livro. Além desta visita, foram realizadas várias atividades com as crianças da escola, durante toda a semana.
Os alunos do  9º ano e alguns professores apresentaram um teatro no palco da Feira do Livro e as turmas também participaram do Concurso Literário "Mundos (Di)versos". Foi realizado também na escola o "Soletrando", o qual contou com certificado aos vencedores.

               A turma do Pré II, a qual sou professora titular, participou de uma atividade programada pela Professora responsável pela Biblioteca e durante a semana literária realizei a contação da história João e o Pé de Feijão, onde cada aluno realizou o plantio de feijões "mágicos", os quais cresceram e alcançaram o castelo do gigante.

            Gostaria de deixar aqui registrado que as crianças da Educação Infantil, fazem a "leitura" dos livros, cada um a sua maneira. Toda a terça-feira temos um horário na Biblioteca da Escola onde cada criança escolhe um livro e o leva emprestado para casa e o devolve na terça feira seguinte. Desta forma as crianças estão sendo estimuladas e incentivadas a terem prazer pela leitura.

Sessão de autógrafo com o autor ANTÔNIO SCHIMENECK.

Visita dos 5º anos a Feira do Livro
com a autora Léa Cassol.







Apresentação do teatro do 9º ano no palco da Feira do Livro. 














Momentos de leituras na sala Referência do Pré II.
r
Recontagem da história "João e o Pé de Feijão"- Pré II.
Plantio dos "feijões mágicos"- Pré II.
Momento de leitura na sala referência do Pré II.

Produção de poesias inspiradas nos livro de Ana Godoy, "Com Verso", dos 2º anos.



“O processo de leitura possibilita essa operação maravilhosa que é o encontro do que está dentro do livro com o que está guardado na nossa cabeça.” (Ruth Rocha)





    










sábado, 12 de maio de 2018

BASE MUNICIPAL COMUM CURRICULAR:uma construção reflexiva, dialógica e coletiva-Educação Infantil


               


              No início do ano letivo de 2018 recebemos, no município de Esteio, pela Secretaria Municipal de Educação, um exemplar da Base Municipal Comum Curricular da Educação Infantil. 


            Este documento foi um marco na história da educação deste município, pois desde o ano de 2016, foram feitos vários  encontros cm formações e debates sobre o atendimento das crianças . Nestes encontros aconteceram muitas trocas de experiências, entre as professoras das EMEIS da rede municipal.



             A BMCC da Educação Infantil tem sido norteadora para os planejamentos desenvolvidos pelas professoras a serem aplicados com seus alunos.




sábado, 5 de maio de 2018

CONTRIBUIÇÕES DE "PAULO FREIRE" NO EJA





              Conforme Paulo Freire nos diz, que devemos trabalhar com os alunos jovens e adultos, de acordo com a sua realidade, devemos usar materiais adequados com esta modalidade de ensino, tendo em vista que eles já possuem a sua visão formada de mundo,  suas vivências e experiências de vida, portanto não podemos usar o mesmo método que usamos com as crianças.

            Para Freire é necessário que o aluno seja provocado a questionar e problematizar sobre o contexto social onde ele vive e  para que isto ocorra é preciso existir uma relação de confiança e respeito, fatores essenciais para a construção deste conhecimento.
        
            O desafio para trabalhar com o público do EJA é grande, já que na grande maioria das vezes, os professores que atuam nesta modalidade não possuem capacitação para tanto.