terça-feira, 18 de abril de 2017

'DIA DO LIVRO INFANTIL"

                “Um país se faz com homens e com livros”. Frase de Monteiro lobato que demonstra a valorização que o mesmo dava à leitura.
Monteiro Lobato foi um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil, brasileira. Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, em 18 de abril de 1882, iniciou sua carreira escrevendo contos para jornais estudantis. Em 1904 venceu o concurso literário do Centro Acadêmico XI de Agosto, época em que cursava a faculdade de direito.

             Viveu um período de sua vida em fazendas, por isso seus maiores sucessos fizeram referências à vida num sítio, assim criou o Jeca Tatu, que era um caipira muito preguiçoso.

           Depois criou a história “A Menina do Nariz Arrebitado”, e dando sequência a esses sucessos, montou a maior obra da literatura infanto-juvenil: O Sítio do Picapau Amarelo, que foi transformado em obra  série de tv nos anos oitenta, sendo regravado no final dos anos noventa.

           Seus principais personagens são: D. Benta, a avó; Emília, a boneca falante; Tia Nastácia, cozinheira e seus famosos bolinhos de chuva, Pedrinho e Narizinho, netos de D. Benta; Visconde de Sabugosa, o boneco feito de sabugo de milho, Tio Barnabé, o caseiro do sítio que contava vários “causos” às crianças; Rabicó, o porquinho cor de rosa; dentre vários outros que foram surgindo através das diferentes histórias.

           Monteiro Lobato resgatou a imagem do homem da roça, com personagens do folclore brasileiro, como o Saci Pererê, negrinho de uma perna só; a Cuca, e outros. Também enriqueceu suas obras com obras literárias da mitologia grega, dos personagens do cinema (Walt Disney) e das histórias em quadrinhos.
Lobato mostrou para as crianças que é possível aprender através da brincadeira. Com o lançamento do livro “Emília no País da Gramática”, em 1934, mostrou assuntos como adjetivos, substantivos, sílabas, pronomes, verbos e vários outros. Além desse, criou ainda Aritmética da Emília, em 1935, com as mesmas intenções, porém com as brincadeiras se passando num pomar.

          Este grande artísta morreu em 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade, e no ano de 2002 foi criada uma Lei (10.402/02) que registrou o seu nascimento como data oficial da literatura infanto-juvenil.

          Por isso o dia 18 de abril foi instituído como o dia nacional da literatura infantil, em homenagem à Monteiro Lobato.


            Não poderia deixar de fazer menção, nesta data, deste grande artista que fez parte da minha vida, desde muito pequena, sempre tive contato com suas obras literárias. Meus pais investiam em livros e coleções desde que eu estava na pré escola. Acredito que tenha sido por este incentivo, que sempre, desde que aprendi a ler, tenho o gosto pela leitura e cresci, no mundo de Monteiro Lobato.
Hoje como professora, percebo que nem sempre as suas literaturas são usadas, mas por outro lado, também, quando vejo algumas colegas usando este mestre da obra literária infanto-juvenil, noto que as crianças gostam muito de viajar no mundo mágico, deste que foi um dos autores que incentivou a fantasia envolvendo nossas crianças neste mundo da imaginação sensacional.


sexta-feira, 14 de abril de 2017

Projeto de Aprendizagem-PA.

               O Projeto de Aprendizagem  se refere à formulação de questões pelo autor do projeto, pelo sujeito que vai construir conhecimento, ou seja, neste caso a criança. As dúvidas, curiosidades e indagações partem da criança e não são impostas pelo professor.

                      Sendo assim, partimos do princípio de que eles já tem um conhecimento prévio sobre o assunto. 


A PÁSCOA

                 A Páscoa é uma data muito significativa no calendário, para deixarmos passar em branco, sem trabalhar com nossos pequenos, seu significado e seus símbolos, claro que abordando aspectos mais lúdicos e que com isto favoreçam o desenvolvimento da criatividade de  modo a aguçar cada vez mais a fantasia existente em cada uma delas.

                 A turma brincou muito, cantaram as músicas alusivas à páscoa, confeccionaram ovos, coelhos, para enfeitarem a sala, ouviram histórias e até deram uma mão na confecção de chocolates, pois de acordo com uma história que contei à eles, as fábricas estavam com um estoque baixo de ovos e a galerinha resolveu colaborar!!!!

                Confeccionaram cada um o seu ninho e deixaram lindos e coloridos, à espera do "Coelhinho".











                 

sexta-feira, 7 de abril de 2017

SER PROFESSOR REFLEXIVO


               A partir da leitura do texto de  Alarcão; "o pensamento reflexivo é uma capacidade. Como tal, não desabrocha espontaneamente, mas pode desenvolver-se. Para isso, tem de ser cultivado e requer condições favoráveis para o seu desabrochar. (1996, p. 9)


             Portanto,  acredito que a melhor forma de incentivarmos  este processo é a pesquisa, ou "espírito de investigação" conforme citado por Alarcão, "no sentido de descoberta e envolvimento pessoal." Através do desenvolvimento do hábito da leitura e da escrita, e com o auxilio das redes de conhecimento estaremos alavancando os  saberes coletivos e assim contribuindo para a circulação dos mesmos.

                    O professor reflexivo é aquele que está sempre buscando inovar, atualizar-se e está sempre analisando suas práticas, sejam elas pedagógicas ou não. Existe a necessidade de refletirmos sobre o que é necessário mudar, reformular, enfim refletirmos e analisarmos para ver se existe a necessidade de haver mudança de posicionamento. Nossa auto crítica é algo vital em nosso trabalho.






quinta-feira, 6 de abril de 2017

PROJETO PEDAGÓGICO EM AÇÃO

           Este tem sido um grande desafio, na busca de uma aprendizagem globalizadora.
          Necessitamos não somente entender o nosso aluno, mas também percebermos todo o contexto em que esta criança está inserida, para então poder saber qual ação o professor deverá tomar. Existe a necessidade de desconstruirmos antigos hábitos, para então encontrarmos novas formas de interpretar significados diferentes para espaços e tempos contemporâneos.
           Hernández (1998), em um de seus textos, aponta-nos a importância da escola não ser  uma mera transmissora de conteúdos, mas sim ser reveladora como recurso para interpretar o mundo, assim o aluno passa de coadjuvante para protagonista de seu próprio aprendizado.
           Morin (1993), assinala sobre a reforma do pensamento, porque se não o fizermos cairemos no risco de seguir velhas doutrinas, que só retêm o que lhes é inteligível, refugando como erro tudo o que lhes desmente.
        Como podemos contribuir para uma educação emancipatória sem essas reflexões?
        Sim a reforma do ensino deve levar à reforma do pensamento e vice-versa. Os saberes fragmentados não fazem o menor sentido, pois tornam-se acumulados e não dispõem de uma organização que lhes deem sentido.



domingo, 2 de abril de 2017

DIA DO AUTISMO - 2 DE ABRIL

         
                 

                                 Origem do Dia Mundial do Autismo

             O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de Dezembro de 2007, com o intuito de alertar as sociedades e governantes sobre esta doença, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer a todos.

                                 

                            O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, ou simplesmente Dia Mundial do Autismo, é comemorado dia 2 de Abril.

             A data serve para ajudar a conscientizar a população mundial sobre o Autismo, um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.

                             Dia do Autismo no Brasil

             No Brasil, o Dia Mundial do Autismo é celebrado com palestras e eventos públicos que acontecem por várias cidades brasileiras. O objetivo é o mesmo em todo o lugar, ajudar a conscientizar e informar as pessoas sobre o que é o Autismo e como lidar com a doença.
              Nesta data, vários pontos turísticos do país são iluminados de azul, cor que simboliza o Autismo.

                                   O que é o Autismo?

             O Autismo pertence a um grupo de doenças do desenvolvimento cerebral, conhecido por "Transtornos de Espectro Autista" - TEA.
            Os sintomas do autismo são: fobias, agressividade, dificuldades de aprendizagem, dificuldades de relacionamento, por exemplo. No entanto, vale ressaltar que o autismo é único para cada pessoa. Existem vários níveis diferentes de autismo, até mesmo pessoas que apresentam o transtorno, mas sem nenhum tipo de atraso mental.
Fonte: https://www.calendarr.com/brasil/dia-mundial-da-conscientizacao-do-autismo/
             Neste dia 02 de abril de 2017 tive o prazer de participar de uma palestra "Conscientização Sobre o Autismo TEA", com a Psicóloga Luana Nascimento, no SESC/Canoas.