quinta-feira, 6 de abril de 2017

PROJETO PEDAGÓGICO EM AÇÃO

           Este tem sido um grande desafio, na busca de uma aprendizagem globalizadora.
          Necessitamos não somente entender o nosso aluno, mas também percebermos todo o contexto em que esta criança está inserida, para então poder saber qual ação o professor deverá tomar. Existe a necessidade de desconstruirmos antigos hábitos, para então encontrarmos novas formas de interpretar significados diferentes para espaços e tempos contemporâneos.
           Hernández (1998), em um de seus textos, aponta-nos a importância da escola não ser  uma mera transmissora de conteúdos, mas sim ser reveladora como recurso para interpretar o mundo, assim o aluno passa de coadjuvante para protagonista de seu próprio aprendizado.
           Morin (1993), assinala sobre a reforma do pensamento, porque se não o fizermos cairemos no risco de seguir velhas doutrinas, que só retêm o que lhes é inteligível, refugando como erro tudo o que lhes desmente.
        Como podemos contribuir para uma educação emancipatória sem essas reflexões?
        Sim a reforma do ensino deve levar à reforma do pensamento e vice-versa. Os saberes fragmentados não fazem o menor sentido, pois tornam-se acumulados e não dispõem de uma organização que lhes deem sentido.



Um comentário:

  1. Parabéns, pela reflexão Cinara! Que possamos, nesse semestre, ampliar cada vez mais nossas ideias...

    Forte Abraço,
    Renata B.
    Tutora Seminário V

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