Sobre
a LDB-Lei de Diretrizes e Bases da Educação é um marco na
regulamentação do ensino no Brasil e trouxe importantes inovações e já
permitiu colher muitos avanços significativos no decorrer destes 20 anos
de sua existência, sem sombra de dúvidas a sua contribuição foi
magnífica. Acredito sim, que com o passar dos anos, ela deveria ser
revista e revisada, já que a cada ano são contempladas novas metas e
necessidades dentro do contexto das competências e diretrizes para a
educação infantil, ensino fundamental e o ensino médio. Apesar de
inúmeras alterações, no texto original, a LDB, já indicava, um dos
maiores desafios para a melhoria de qualidade; a definição da Base
Nacional Comum Curricular. Esta Base está em fase final de elaboração e
será encaminhada para o Conselho Nacional de Educação. A LDB apesar de
ter completado 20 anos de existência, ainda é considerada contemporânea.
Conforme Cury relata, que mexer na LDB seria retroceder, estamos em
um momento bastante preocupante, em nosso país, a economia ameaçada e em
contra partida alguns governantes pensando em mexer, em muitas
conquistas e avanços que foram alcançados, desde a criação da LDB. A
implantação da educação básica foi um ponto essencial e importante para
que assim as crianças estejam na escola.
Apesar de nossas escolas estarem enfrentando muitas dificuldades,
tanto materiais (falta uma boa estrutura, reformas, manutenção, etc.),
quanto de pessoal, professores bem formados, através de condições
disponibilizadas pelo governo para que tenham formações, valorizados em
todos os sentidos, pelo importante papel que desempenham (formando o
cidadão de amanhã) e um ainda com a precariedade de investimentos em
educação, mesmo com toda esta defasagem, ainda estamos conseguindo
manter nossos alunos nas escolas, local onde as crianças recebem,
atenção, carinho, alimento e são respeitadas como sujeito de direito.
Percebo no meu dia a dia com os alunos na educação infantil, que as
famílias nos dias de hoje nos delegam muitas responsabilidades que
seriam do âmbito familiar e muitas vezes é na escola que a criança
recebe o mínimo de dignidade que uma criança merece. Refiro-me aqui
sobre dar carinho, conversar, expressar um afago, um colo, muitas vezes,
a higiene (banho), cortar unhas e muitas vezes até cortar cabelo e o
que mais nos choca, é que por algumas vezes a criança alimenta-se
somente na escola e em casa não recebe nenhum alimento além do que comeu
durante o dia na escola. Por isto acredito que foi muito acertada a
obrigatoriedade da criança na escola a partir dos 4 anos de idade. Não
podemos deixar que reformas venham prejudicar, um número muito
significativo de crianças, que hoje são atendidas e protegidas em nossas
escolas.
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