domingo, 24 de novembro de 2019

Releitura da Postagem "Planejamento Escolar".

Releitura da Postagem "Planejamento Escolar", publicado em 30/04/2018, disponível em https://profecinara.blogspot.com/2018/04/planejamento-escolar.html


Relendo esta postagem não pude deixar de reportar-me aos dias atuais que estamos vivendo em nossa rede municipal de Esteio, local onde sou professora concursada e atuo desde o ano de 2012. Ao longo destes anos vivenciei um grande avanço nas práticas educacionais desta rede de ensino. Sempre foram  disponibilizadas a nós professoras e aos demais funcionários lotados nesta pasta da educação, diversas formações continuadas, de alta qualidade, bem como tivemos também a construção da nossa BMCC de Esteio que contou com a colaboração de todas as professoras, trocas de experiências em suas vivências. 


A educação em Esteio alcançou diversas conquistas e esteve em um patamar de ótima qualidade, mas com a mudança dos gestores, do ano passado para cá estamos perdendo muitas conquistas, dentre estas um momento que tínhamos semanalmente dentro da escola, de 3 horas, onde podíamos planejar, pesquisar conteúdos para tanto, conversar com a supervisora escolar, pedindo ajuda, apoio, ideias, materiais para serem usados com as crianças. Desde o ano de 2018 perdemos estas 3 horas de planejamento interno e qual não foi a nossa surpresa que neste ano de 2019 já está sendo cogitado o fato de perdermos o nosso dia de Planejameno a Distância-PAD, dia este que ficamos afastadas da escola para montarmos nosso planejamento da semana seguinte para as crianças. Então vivemos dias de desmonte da educação em nosso município de Esteio o que nos deixa preocupadas com a qualidade do ensino que tínhamos alcançado em nossa rede de ensino.



O planejamento escolar entendo de suma importância para uma aula de qualidade, mas para tanto, requer tempo, já que o planejamento precisa ser pensado, refletido e decidido para que através das práticas pedagógicas possa atingir seus objetivos. Por este motivo, estamos apreensivas e angustiadas com o que possa estar acontecendo com estas decisões tomadas, de forma insensata para os anos que se seguem ainda na nossa rede de educação.








Nenhum comentário:

Postar um comentário