sábado, 21 de dezembro de 2019

Releitura da Postagem "BASE MUNICIPAL COMUM CURRICULAR:uma construção reflexiva, dialógica e coletiva-Educação Infantil


Releitura da Postagem "Base Municipal Comum Curricular uma construção reflexiva, dialógica e coletiva- Educação Infantil", publicado em 12/05/2018, disponível 

BASE MUNICIPAL COMUM CURRICULAR:uma construção reflexiva, dialógica e coletiva-Educação Infantil


             Relendo esta postagem, me reportei as tantas vezes em que nos reunimos, as professoras da educação infantil, da rede de ensino do município de Esteio para conversar, debater, trocar experiências, juntamente com a Assessoria e Coordenadoria da Secretaria de Educação.

           Nos debruçamos sobre muitos materiais para juntas nos apropriarmos de muitas pesquisas e experiências do que é melhor para as nossas crianças e após muitos encontros e estudos finalmente a BMCC foi criada e a partir de então está sendo usada por nós professoras da rede.

            Concluo que após usarmos a BMCC nosso  trabalho melhorou bastante, nossos planejamentos estão sendo elaborados a partir desta BMCC, portanto sei que a educação infantil de Esteio de uma ótima qualidade.


sábado, 14 de dezembro de 2019

Releitura da Postagem "PINTURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL = "FAZENDO ARTE"


Releitura da Postagem "Pintura na Educação Infantil-Fazendo Arte", publicada em 28/07/2018, disponível em https://profecinara.blogspot.com/2018/07/pintura-na-educacao-infantil-fazendo.html.

         Sempre gostei de propiciar aos meus alunos momentos em que eles pudessem usar a imaginação e deixá-los realizar produções com  materiais diversificados. Procedendo desta forma sempre consegui verificar que cada criança cria a sua maneira, suas produções, usando a criatividade de várias maneiras.

           Após ter realizado um curso de Docência na Educação Infantil, oferecido pela UFRGS, onde tive o prazer de ter tido aulas de Artes, inclusive práticas, com a professora Suzana Rangel, que nos proporcionou muitas oportunidades e nos passou muitas receitas de tintas, inclusive comestíveis para serem utilizadas com as crianças bem pequenas, como de berçários e maternais.

           Este ano trabalhei com uma turma de berçário 1 e oportunizei aos bebês a realizarem produções com tintas comestíveis e também com melecas com maizena e sagu com corantes alimentícios. Eles ficaram encantados, foi mágico, vê-los explorando estes materiais.


  

terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Releitura da Postagem "Filme: "Como Estrelas na Terra; Toda Criança é Especial"!

Releitura da Postagem "Filme: "Como Estrelas na Terra; Toda Criança é Especial"!, publicado em 23/12/2017, disponível em https://profecinara.blogspot.com/2017/12/filme-como-estrelas-na-terra-toda_23.html

            Relendo esta postagem cheguei a me emocionar, pois revivi muitas cenas do filme, algumas chocantes, onde aquele menino, foi desprezado, até mesmo por seus próprios pais, que não conseguiam enxergar a pessoa linda que havia naquele menino e que ele precisava somente ser compreendido.

            O preconceito precisa ser banido do nosso meio social, pois as pessoas especiais precisam e merecem ser valorizadas da mesma forma que as demais o são.

             Tenho muito orgulho de dizer que em minha escola, a inclusão existe, temos uma menina autista e cega (turma de maternal 2), um menino com síndrome de dall, um menino que tem problemas de engasgo ao se alimentar e não fala (turma de maternal 2), outro menino que não enxerga, tem somente 35 ./. de visão em uma vista (turma de B2). Nossos alunos são felizes em nossa escola, foram todos muito bem acolhidos no ambiente escolar, por todos: os colegas,  as professoras e demais funcionárias da escola. 



terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Releitura da postagem "Silvia Letícia, uma história que merece ser contada!.

Releitura da postagem "Silvia Letícia, uma história que merece ser contada", publicada em 11/11/2017, disponível em https://profecinara.blogspot.com/2017/11/silvia-leticia-uma-historia-que-merece.html

            Relendo esta postagem pude perceber o quanto foi importante a interdisciplina que tivemos sobre Questões Étnico Raciais na Educação: Sociologia e História, onde tratamos sobre diversas formas de preconceitos.



            A proposta que nos foi feita para prepararmos um curta narrando a história de alguém que tivesse sofrido preconceito de alguma forma durante a vida e então escolhemos a história desta menina, irmã adotiva de uma colega do nosso grupo de trabalho, que nos serviu de grande lição de superação de dificuldades e obstáculos, mas nos mostrou que através de muita força de vontade e com metas e objetivos é possível chegar na mudança de vida.




            A noite das apresentações dos curtas no campus da Universidade foi regada a muitas trocas de experiências e de fortes emoções, que nos mostraram que é possível sim, vencer o preconceito e dar a volta por cima e ser aceita pela sociedade, independente da classe social e/ou raça ou cor da pessoa, afinal o sol nasceu para todos.


Referência: disponível em: http://www.companhiadeimprensa.com.br/assessoria/release.php?id=3824