sábado, 17 de março de 2018

A PARTIR DE QUANDO SE DÁ A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM?


             Na primeira aula presencial desta interdisciplina de Linguagem e Educação, tivemos contato com vários tipos de leituras/textos, que nos apresentaram maneiras diferentes de expressar o que se está querendo dizer através da linguagem oral e escrita.

             Nos foi solicitado que pensássemos nos processos de aquisição da linguagem de quando e como começamos a falar.

            A comunicação acontece quando o bebê olha para a boca de sua mãe e tenta copiar os seus gestos. Neste momento existe um ato comunicacional.

            Quando a criança está com o papel com escrita na mão "lendo" (olhando as gravuras), existe o letramento.

              Quando a criança "lê" o livro, virando a página porque é estimulada e vê e ouve alguém que faz a leitura do livro, existe o letramento. 

              Conseguimos concluir que a aquisição da linguagem e a comunicação se dão através de várias formas, dependendo da idade da criança. 

             A aquisição da linguagem é comunicação, expressão e linguagem. Relação com o contexto em que vivem. O meio é essencial para a aquisição da linguagem.

             Segundo Skinner, 2000, "se uma criança é inseparável de seu hamster, a criança acaba falando uma língua, mas o hamster exposto ao mesmo ambiente não".




              

Nenhum comentário:

Postar um comentário