sábado, 10 de março de 2018

SEMINÁRIO INTEGRADOR - EIXO VII


          Em nosso primeiro encontro presencial de Seminário Integrador do Eixo VII nos foi apresentado o curta "Escolas Democráticas", o qual nos fez  refletir sobre o tipo de  escolas que temos hoje.

            O curta nos mostra uma escola tradicional, onde o professor é autoritário e opressor, o aluno é apenas ouvinte e não pode  manifestar sua opinião e muito menos refletir sobre o assunto em questão, somente aceitar o conteúdo que lhe é despejado e a sala de aula é o único espaço de aula com  suas classes enfileiradas. Segundo Becker (2001),  caracteriza-se a pedagogia diretiva, e o pressuposto pedagógico é o empirismo.

             Encontramos ainda muitas escolas neste modelo e que são chamadas de  "escolas democráticas". Devemos realmente mudar esta realidade, através de uma postura coletiva para que a escola democrática venha sair dos papéis e passe a existir.

               Se você cria um ambiente em que as crianças podem mover-se mais, explorar, procurar objetos e fazer atividades, elas automaticamente vão aprender, entender, construir. No entanto, se são colocadas naquela estrutura sem esperança, sentadinhas olhando o professor diante delas, que tipo de comportamento estaremos esperando? (JENSEN, 2013, p. 18).





Um comentário:

  1. O encontro presencial foi repleto de reflexões, inquietações e diálogos importantes na construção de uma concepção pedagógica que rompa com o modelo tradicional de educação em busca de uma aprendizagem capaz de ter o aluno como ser ativo durante o processo. Bom semestre a nós!

    Att,
    Katielle de Oliveira
    Tutora de Seminário Integrador- Eixo VII- Turma E

    ResponderExcluir