segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Releitura da postagem "Infância na Mídia"

Releitura da postagem "Infância na Mídia", publicada em 04/12/2015, disponível em <https://profecinara.blogspot.com/2015/12/infancia-na-midia.html >.
Conforme eu mencionei na época em que fiz esta postagem sobre "Infância na Mídia", a cada dia que passa conseguimos perceber, em nossas salas de aula, que a cada dia as nossas crianças estão sendo induzidas, muitas vezes, inclusive, por seus próprios familiares, principalmente as meninas a usarem roupas e calçados que não são apropriados para suas idades (mini-saias, saltos altos) e também maquiagens. 

 Estas atitudes são preocupantes e complicadas para nós como professoras lidarmos,  pois existe uma  explosão de informações e propagandas as quais as crianças têm acesso em suas casas através da televisão, da internet e porque não dizer seguindo exemplos de suas mães e irmãs mais velhas e até mesmo nas ruas, através de outdoor e vitrines de lojas.

Pesquisando sobre este assunto para saber como agir com os alunos encontrei uma matéria e destaco abaixo um parágrafo o qual pode nos ajudar: Segundo Valeria Aparecida Guimarães e Silva, pedagoga, as consequências do consumismo infantil podem ser refletidas em diversas áreas.
“Essa questão traz várias consequências para as crianças como obesidade, falta de criatividade e falta de imaginação para brincar com jogos simples. As crianças passam a se comparar muito, causando bullying, além de ficarem descontroladas, pois não conseguem lidar com o ‘não’ “, diz Valéria.
Para a pedagoga, a atuação da família é essencial nessa proteção, pois é onde os valores são construídos. “Elas (crianças) podem ser expostas (a mídia), mas quem deve fazer esse caminho de filtro é a família que está ali para educar. Como educamos uma criança para assistir a um filme inteiro sem atrapalhar ninguém, educamos para o consumo, para as posturas que pretendemos que elas tenham”, explica Valéria, que também afirma que os pais, em parceria com a escola (que pode oferecer suporte e orientação), devem ficar atentos ao que as crianças assistem, jogam ou consomem.
Disponível em https://educacao.estadao.com.br/blogs/blog-dos-colegios-poliedro/infancia-midia-e-consumo/, acesso em 04/02/2019.

Referencial: https://api.tvescola.org.br/tve/video/salto-para-o-futuro-midia-infancia-e-adolescencia






Nenhum comentário:

Postar um comentário