A avaliação na Educação Infantil deve acontecer de maneira sistemática, através de estratégias apropriadas a esse nível de ensino. Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, no artigo 6º, agora atualizado, conforme Lei 12.796/13, inciso V: As propostas pedagógicas para a Educação Infantil devem organizar suas
estratégias de avaliação através do acompanhamento e registro de etapas
alcançadas nos cuidados e na educação para crianças de 0 a três anos, sem
objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino Fundamental.
Para Oliveira (2007, p. 255)
Avaliar na Educação Infantil implica em detectar mudanças em
competências das crianças que passam a ser atribuídas tanto ao trabalho
realizado na creche e na pré-escola quanto exige o redimensionamento do
contexto educacional – repensar o preparo dos profissionais, suas condições
de trabalho, os recurso disponíveis, as diretrizes definidas, os indicadores
utilizados - para promovê-la ainda mais como ferramenta para o
desenvolvimento infantil.
Portanto, eu que atuo na educação infantil entendo que é necessário, que o professor esteja atento ao detectar as mudanças de cada criança, da turma, observando e refletindo se os seus objetivos estão sendo atingidos através do seu trabalho.
Referencial: Disponível em < www.revistas.uniube.br › index.php › anais › article › download> , A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, acesso em 07/09/2019.
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