quinta-feira, 21 de setembro de 2017

APRENDIZAGEM - O QUE É ISTO?

             Após a leitura do texto  "Aprendizagem Humana, Processo de Construção" de Fernando Becker e Tania B. I. Marques, onde foram abordadas as duas concepções: Processo de Construção, a Concepção Gestaltista nos afirma que o sujeito aprende por possuir talento ou seja, já nasceu com determinado talento, “herdou”, como exemplo cito: filho de cantor bem sucedido, nascerá com o mesmo talento do pai. Tendo esta linha de pensamento a concepção Gestaltista desconsidera as vivências e/ou experiências as quais o sujeito percorre na construção do seu conhecimento.  A concepção da Teoria do Reforço, que conforme diz Becker 2005, pensa-se que o indivíduo aprende porque ele repete um modelo que se impõe a ele como estímulo. O indivíduo é concebido como tabula rasa, em todos os níveis do seu desenvolvimento.

             Acredito que o nosso papel como professoras é observar e detectar o que o sujeito já sabe e instigar a prosseguir construindo mais conhecimentos ao longo dos anos. 

             Trabalho com a educação infantil e percebo o quanto as crianças desenvolvem seus aprendizados, mas isto parte dos conhecimentos que elas trazem quando chegam à escola e a partir daí, crescem adquirindo a cada dia maior autonomia e independência,  através do brincar, da ludicidade e da musicalidade, com a professora como mediadora deste processo. 

            As aprendizagens desenvolvem-se a medida de cada processo pelos quais as crianças passam, vivenciados em seu contato com seus pares e através de experiências diárias.


Como diz Paulo Freire: “Um dos grandes pecados da escola é desconsiderar  tudo com  que a criança  chega  a  ela.  A  escola  decreta  que  antes  dela  não  há nada” (Folha de São Paulo, 31.03.97).

Referência:

BECKER, Fernando; MARQUES, Tania Beatriz Iwaszko. Aprendizagem humana: Processo de construção



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