Após
a leitura do texto "Aprendizagem Humana, Processo de Construção" de Fernando Becker e Tania B. I. Marques, onde foram abordadas as duas
concepções: Processo de Construção, a Concepção
Gestaltista nos afirma que o sujeito aprende por possuir talento ou
seja, já nasceu com determinado talento, “herdou”, como exemplo cito:
filho de cantor bem sucedido, nascerá com o mesmo talento do pai. Tendo
esta linha de pensamento a concepção Gestaltista desconsidera as
vivências e/ou experiências as quais o sujeito percorre na construção do
seu conhecimento. A concepção da Teoria do Reforço, que conforme diz
Becker 2005, pensa-se que o indivíduo aprende porque ele repete um
modelo que se impõe a ele como estímulo. O indivíduo é concebido como
tabula rasa, em todos os níveis do seu desenvolvimento.
Acredito que o nosso papel como professoras é observar e detectar o
que o sujeito já sabe e instigar a prosseguir construindo mais
conhecimentos ao longo dos anos.
Trabalho com a educação infantil e percebo o quanto as crianças
desenvolvem seus aprendizados, mas isto parte dos conhecimentos que elas
trazem quando chegam à escola e a partir daí, crescem adquirindo a cada
dia maior autonomia e independência, através do brincar, da ludicidade
e da musicalidade, com a professora como mediadora deste processo.
As aprendizagens desenvolvem-se a medida de cada processo pelos quais as crianças passam, vivenciados em seu contato com seus pares e através de experiências diárias.
Como diz Paulo Freire: “Um dos grandes pecados da escola é
desconsiderar tudo com que a criança chega a ela. A escola
decreta que antes dela não há nada” (Folha de São Paulo, 31.03.97).
Referência:
BECKER, Fernando; MARQUES, Tania Beatriz Iwaszko. Aprendizagem humana: Processo de construção.
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