A nossa atividade inicial da disciplina de Filosofia foi saber identificar um pensamento crítico, de um argumento, de uma simples explicação.
O pensamento crítico é aquele que justifica, através do argumento e evidências, aquilo que está afirmando. Este pensamento crítico permite o diálogo na medida em que estabelece regras comuns para justificar o que é dito.
Na nossa prática pedagógica necessitamos ter este pensamento crítico, pois desta forma conseguimos detectar quando estamos encontrando dificuldades de atingir nossos objetivos, então é o momento de parar e refletir.
Argumento = "argumentar é ter intenção de convencer ou justificar?": o argumento possui:
1. o que se quer justificar = que chamamos de conclusão
2. o que justifica a conclusão = o que chamamos de premissa
Quando argumentamos é quando estamos com a intenção de convencer que a nossa forma de agir, pensar, ou que a nossa ideia é a correta, portanto, quando argumentamos, tentamos persuadir ou convencer.
Explicação = é quando simplesmente informamos algo ou alguma coisa à alguém.
Acredito que para construirmos bons argumentos é preciso saber o que se quer provar e qual a conclusão queremos chegar. Não esquecendo que os argumentos curtos devem ser escritos em dois parágrafos e a conclusão deve vir primeiro, seguida das suas razões ou as suas premissas primeiro e a conclusão no fim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário